sexta-feira, 23 de julho de 2010

Os Sentidos

Aula dada por Lucileia Costa Lima
Turma: 2º Período
C.E.I.M. “Elza Moreira Lopes”

Os sentidos

Objetivos específicos:
• Discriminar estímulos visuais, gustativos, olfativos e auditivos.
• Desenvolver a capacidade de atenção e observação.
• Identificar os órgãos dos sentidos e suas funções.
• Reconhecer as partes do próprio rosto.

Sugestões de atividades:

• Pedir as crianças que façam a exploração do próprio corpo para que identifiquem os órgãos dos sentidos e suas funções. (olhos, boca, nariz,etc.).
• Pedir que fechem os olhos e proponha questões tais como:
_ O que vocês estão vendo?
_ Vocês são capazes de enxergar com os olhos fechados?
_ Os olhos são importantes? Por quê?
• Colocar as crianças em frente do espelho e peça-lhes que se observem, apontem cada parte do rosto e nomeie-as.
• Formar dupla com as crianças. As crianças devem ficar uma de frente para a outra observando-lhe a cor dos olhos, cabelos,etc. Depois elas devem desenhar o colega.
• Convidar uma criança para deitar-se sobre uma folha de papel Kraft ou jornal e trace e contorne da silhueta dela com pincel atômico. Depois, pedir a outra criança que complete a figura com os olhos, nariz, boca, etc. coloque os trabalhos em local visível.

Brincadeiras:

Saquinho mágico
• Colocar dentro de um saquinho, espuma, Bombril, algodão, pedaço de lixa.
• Vendar os olhos de uma das crianças e peça-lhe que coloque uma das mãos dentro do saquinho, escolha um dos objetos, apalpe-o e tente descobrir o que é.

Brincadeira do paladar
• Colocar bebidas diferentes em copos de plástico: água, sucos, leite.
• Pedir as crianças que observem os líquidos e diga o sabor de cada um.
• Depois, colocar uma venda nos olhos de uma criança e ofereça-lhe um dos copos para que ela prove e diga o que bebeu.

Que cheirinho!
• Leve para a sala de aula diversos objetos que possuem cheiro para que as crianças percebam as diferenças de odores. Exemplo: perfume, sabonete, frutas, cebola, café, alho,etc.

Qual é o som?
• CD com vários sons: apito, pássaros cantando, pandeiro, barulho de panelas, buzina de carro, campainha, sinal da escola, moto,etc.
• Colocar o CD para tocar e pedir às crianças que identifique os sons.

Hora da Música

Meus olhinhos vou piscar,ar,ar
E com as mãozinhas, nhas
Vou pegar,ar,ar
Nos meus ouvidos,dos
No meu nariz, iz, iz
E com a boquinha
E com a boquinha
Mastigar. Nhac!

(Simone Braga / Música: Atirei o pau no gato)

terça-feira, 20 de julho de 2010

Super Contente

Minhas aulas no Proinfo está rendendo muuuuuuuito. Criei o blog do CURUMIM e em breve criarei o meu. Agradeço a Cidinha pela grande ajuda, por estar nos guiando neste caminho da era tecnologica que muda à cada segundo, e vejo que nós educadores temos que caminhar junto com essa grande velocidade que tem a tecnologia.

Caros(as) colegas,
Aguardo comentarios, seguidores e muuuuuitos acessos no blog do curumim tá bom?
Blog: curumimparaopeba.blogspot.com
email: curumimparaopeba@gmail.com

Jonathan Cruz

Jogos pedagógicos


Experiência com as crianças do Núcleo Adélia Moreira-CURUMIM
JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE
ENSINO-APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS E ALFABETIZAÇÃO.
Jogos na Matemática:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais [Brasil, 1998] “os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções”. Assim, exercem a função de despertar o prazer pelo aprender Matemática, reforçando positivamente o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estão presentes culturalmente no cotidiano do aluno.
Utilizar a metodologia de jogos permite facilitar a socialização e a inclusão, visto que os alunos, ao buscar alternativas para vencer, aliam-se entre si formando laços de amizade e cooperação, deixando o ambiente de aprendizagem mais agradável e produtivo, professor e alunos tornam-se parceiros em busca de um só objetivo. O ato de jogar ainda permite a discussão, a experimentação e o estudo de conceitos de modo espontâneo. Desse modo, o erro já não se torna tão marcante e negativo para o aluno, pois este o encara como algo natural no decorrer da busca pela solução. Nesse processo, o aluno utiliza-se de estratégias próprias baseadas naquilo que já domina ou está aprendendo ainda. Torna-se então, o construtor do seu próprio conhecimento, envolve todo seu saber e, este não sendo suficiente, se interessa por aprender mais, a fim de se tornar o vencedor.
Jogos na alfabetização:
A alfabetização é um processo, e nesse processo, a criança necessita de atividades significativas e prazerosas, que propiciem desafios para que as crianças sintam-se estimuladas a construírem seus conhecimentos. Entretanto, para que a construção do conhecimento na criança seja significativa para ela, não podemos eliminar a bagagem social sobre a leitura e a escrita que a criança carrega consigo.
Nesse contexto da alfabetização, o brincar deve estar presente, pois é brincando que as crianças aprendem. Além disso quando utilizamos materiais de sucatas, jogos e atividades lúdicas, as crianças sentem-se estimuladas a construírem seus conhecimentos de uma forma significativa para elas.
Quanto mais variados os matérias utilizados na construção do conhecimento mais facilidade a criança terá em se alfabetizar.
Os jogos Pedagógicos são uma ferramenta a mais para o processo de ensino aprendizagem que vem auxiliar o educador na sua ação pedagógica.
Criei o jogo da trilha com regrinhas como:
-“Que feio! Falou palavrão. Vai ficar de castigo! Fique 1 vez sem jogar.”
-”Desobedeceu o professor. Isso é muito feio! Volte 1 casa e reflita.”
-Parabéns!!! Você caprichou na atividade que o professor aplicou. Continue brilhando assim, agora avance 2 casas.
O objetivo foi desenvolver regrinhas para melhorar a disciplina na sala, melhorar também o relacionamento de respeito e amizade, tendo que trabalhar regrinhas diariamente então optei desenvolvê-las de maneira lúdica, de modo diferente, ou seja, em vez de criar somente um mural com regrinhas, optei então em desempenhar os dois, um exposto para o dia-a-dia e o outro a ser desenvolvido brincando.
O jogo da trilha que desenvolvo com as crianças trabalha as relações de números, com leitura e escrita. Nas partidas elas têm que seguir e voltar na trilha, enfrentar punições quando param em determinadas casas.
Os participantes jogam dado e avançam casas de acordo com o número. Quando a turma for de faixa etária maior pode ser jogado com os dois dados e avançar conforme a soma dos números. Cada casa trazem textos conforme o tema a ser desempenhado. Vence quem completar o percurso primeiro.

Jonathan Cruz

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Bindo de Letras

Relato de experiência- Crianças atendidas- 1º Período da Educação Infantil

Bingo de letras

(*) Todo trabalho pedagógico implica transmitir, conscientemente ou não, valores e atitudes relacionados ao ato de conhecer. Por exemplo, o respeito pelo pensamento do outro e por opiniões divergentes, a valorização da troca de idéias, a posição reflexiva diante de informações são algumas entre outras atitudes que o professor deve possuir.

O professor de educação infantil é o mágico, o viajante, o arquiteto, o construtor. Alguém que tem a responsabilidade por futuros cidadãos. Aqui o que se aprende é o que se leva para vida. Você pode contribuir para que a criança queira sempre mais aprender ou pode bloquear esse desejo, dependendo da forma com que você trabalhe. É preciso lembrar de que ainda são pequenas e precisam de proteção e cuidado.
Para elas a vida é uma grande aventura, onde tudo é possível. O professor se torna o seu herói, e algumas vezes o que ele diz se torna uma lei. Nossas palavras e atitudes são importantes, muitas vezes nos desmentem sem que percebamos. O que ensinamos é preciso que também o pratiquemos, inspirando assim confiança.
Os pequenos, são por natureza curiosos, tudo precisa ser verificado, tocado, experimentado. Nessa sede de aprender, vão descobrindo que existem outros seres e objetos diferentes. E que tudo é novo e precisa ser descoberto.

(*) do REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.

Trabalho com crianças de 4 anos, ou seja, 1º Período da Educação Infantil no C.E.I.M. “Elza Moreira Lopes”. Como bem sabemos pode-se ensinar brincando.
Desde o início do ano já estou trabalhando o alfabeto, usando os crachás dos alunos, onde se explora a primeira, a última letra dos nomes, o que podemos escrever com as mesmas. E no decorrer do ano vou trabalhando com cada letra separadamente, dando uma atenção especial para cada uma em separado, o traçado das mesmas, etc. E para ver se estão tendo um aprendizado significativo, disse para os meus alunos que jogaríamos bingo de letras. Aqui posso destacar o trecho que sublinhei acima. “Aqui o que se aprende é o que se leva para vida. Você pode contribuir para que a criança queira sempre mais aprender ou pode bloquear esse desejo, dependendo da forma com que você trabalhe.”
Num primeiro momento, algumas crianças falaram: Bingo tia? Você está doida? Quando expliquei como seria o jogo, a empolgação foi geral. As cartelas foram distribuídas entre todos os alunos, bem como os marcadores. Ao falar as letras, os alunos iam procurando e marcando com entusiasmo quando encontravam e demonstravam tristeza quando não tinham a letra. Aqueles que tinham mais facilidade foram orientando os mais dispersos. Houve cooperação entre todos os alunos. Aqueles que conseguiram marcar a cartela toda, vibraram com a vitória. Foi uma experiência gratificante que pretendo realizar por diversas vezes.

Projeto Folclore

PROJETO FOLCLORE - BRINCANDO COM FOLCLORE

Apresentação
C.E.I.M. “Elza Moreira Lopes”

Turmas: Maternal II, 1º e 2º Período

Período: Manhã e Tarde

Ano: 2010

Duração: 15 dias

Justificativa: Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por reflexos (proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.
Objetivo: Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.

4. Conteúdos
Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.

Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.

Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.

5. Áreas
Formação Pessoal e Social: socialização, respeito,

Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, travalíngua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.

Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.

Movimento: dança, brincadeiras.

Música: cantigas.

Arte: dramatização de lendas.

Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).

6. Recursos: livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.

7. Avaliação: A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

8 -Atividade Culminante: Exposição para os pais, do Projeto Brincando com o Folclore, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.

Você sabia que...
... a palavra folclore vem do inglês: folk quer dizer povo e lore, saber. Logo, significa “ciência ou sabedoria do povo”. Tudo aquilo aquilo que o povo sabe, inventa, aprende, ensina. Portanto, está muito mais perto de nossas vidas do que podemos imaginar. O termo foi criado em 1846 pelo arqueólogo inglês Williams Jonh Thoms.
... a primeira pessoa a estudar o folclore brasileiro foi o poeta Amadeu Amaral, que morreu em 1929.
... além das histórias e seus personagens, o folclore está representado em músicas e danças.

9. Bibliografia: Edith Lacerda, Brinquedoteca Carretel de Folia. Ricardo Azevedo, Histórias Folclóricas de Medo e Quebranto. Ciça Fittipaldi, O Homem que Casou com a Sereia. Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil / Agosto. Revista Ciência Hoje das Crianças nºs 94 e 106.

Sequência de atividades (1ª semana)

Trabalho individualizado por turma:
2ª feira- Maternal II – Cantigas e Brinquedos Cantados
1º Período – Conhecendo as Lendas
2º Período – A História dos Brinquedos

Trabalho individualizado por turma:
3ª feira- Maternal II – Cantigas e Brinquedos Cantados
1º Período – Dramatizando as Lendas
2º Período – Construindo Brinquedos

Trabalho coletivo entre as turmas:
4ª feira- 2º Período promove o Dia do Brinquedo em que todas as crianças são convidadas a trazer e compartilhar seus brinquedos, no gramado, com os colegas.

Trabalho coletivo entre as turmas:
5ª feira- 1º Período promove a Roda das Lendas em todas as crianças são convidadas a ouvir e assistir a dramatização de histórias folclóricas.

Trabalho coletivo entre as turmas:
6ª feira- 1º Período promove a Roda das Cantigas em que todas as crianças são convidadas a aprender e brincar com as cantigas.

Sequência de atividades (2ª semana)

Trabalho individualizado por turma:
2ª feira- Maternal II – Cantigas e Brinquedos Cantados
1º Período – Conhecendo mais Lendas
2º Período – A História de outros Brinquedos

Trabalho individualizado por turma:
3ª feira- Maternal II – Cantigas e Brinquedos Cantados
1º Período – Dramatizando mais Lendas
2º Período – Construindo mais Brinquedos

Trabalho individualizado por turma:
4ª feira- Maternal II – Cantigas e Brinquedos Cantados
1º Período – Dramatizando mais Lendas
2º Período – Construindo mais Brinquedos

Trabalho individualizado por turma:
5ª feira- Maternal II – Cantigas e Brinquedos Cantados
1º Período – Dramatizando mais Lendas
2º Período – Construindo mais Brinquedos
6ª feira- EXPOSIÇÃO PARA OS PAIS E COMUNIDADE

Izabel Silvana Martins Barbosa

Obs.: Projeto retirado do blog "Meus trabalhos Pedagógicos e adaptado às turmas citadas acima."

domingo, 11 de julho de 2010

PROJETO COPA DO MUND 2010


APRESENTAÇÃO: Projeto que trabalha também o tema transversal Pluralidade Cultural e permite aos alunos a descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de pesquisas e troca de informações entre escolas de diversas regioões do Brasil.

JUSTIFICATIVA: Aproveitar esse conhecimento, para enriquecer e dar mais sentido ás aulas, conhecer e sabeer um pouco mais sobre o país onde será a se : Africa do Sul, trabalhando também o tema transversal Pluralidade Cultural, Meio ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, e permitir aos alunos descobertas e o conhecimento de diferentes cultura.

OBJETIVO GERAL: Este projeto visa um trabalho interdisciplinar , eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, conhecer as várias etnias e culturas, varolizá-las e respeitá-las, repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, classe social, nacionalidade e sexo.

OBJETIVO ESPECIFICO:
* Conhecer , valorizar as diversas culturas.
* Identificar as danças, musicas, comidas, crenças e roupas tradicionas de cada país.
* Conhecer a história das copas.
* Identificar alguns países e os dias que jogam.
PLURALIDADE CULTURAL: Observe a lingua falada em outros países e resgatar alguns uso e costumes de alguns países que nos brasileiros herdanos.
Em ano de Copa torna-se impossível desenvolver projetos e/ou seqüências de atividades que fujam do assunto. Em nosso país o futebol mobiliza: o brasileiro para, vibra, debate e chora.
Levando em consideração que a pedagogia de projetos parte dos interesses e necessidades dos alunos, a Copa do Mundo, sem dúvidas, é um tema rico em possibilidades. Devemos aproveitar toda essa mobilização para dar mais sentido às aulas, trabalhando de forma interdisciplinar e abordando temas atuais e transversais como: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, o que permitirá que as crianças descubram diferentes culturas, conheçam várias etnias, valorizando-as e respeitando-as.
• Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
• Estimular a pesquisa, fazendo com que os alunos busquem curiosidades e informações sobre os países participantes da Copa.
• Identificar as regras disciplinares que envolvem a organização do time e comparar com as regras do dia a dia, na escola e Sociedade.
• Desenvolver o senso crítico em busca de soluções a curto e longo prazo, usufruindo da competição para promover reflexões, interpretações e argumentações.
• Explorar diferentes meios de comunicação, levando jornais, revistas, músicas, filmes, noticiários e internet para sala de aula.
• Aproveitar a oportunidade para que as crianças lidem com a frustração – o ganhar e o perder, encarando como fato natural. Muitas vezes aprendemos mais com as derrotas do que com as vitórias.
• Valorizar o espírito de equipe nas atividades propostas.
É urgente colocar sentimento e esperança, ousadia e inovação, entusiasmo e paixão no ato de educar. Por isso, basta usar a criatividade e o segundo semestre escolar, baseado no projeto Copa do Mundo envolverá a comunidade, desenvolvendo a construção de conhecimentos pautados na vida real.
Nos projetos, os professores e alunos interagem na organização dos conhecimentos, eles aprendem juntos. Os alunos situam-se diante da informação a partir de suas próprias possibilidades e recursos. O aluno descobre que não se aprende somente na escola e que o professor não é dono da verdade absoluta e que aprender pode ser muito divertido.
“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”
(Paulo Freire)