quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A BOLA QUADRADA

Concurso entre classes de redação na Escola Municipal Sabino de Paula Freitas, e o primeiro lugar ficou com a aluna Maria Eduarda do 4º ano 2, professora Érika Moreira Soares.
A BOLA QUADRADA

Era uma vez uma bola diferente de todas as outras. Sempre se sentia sozinha, triste, rejeitada, por ser assim, quadrada. Ninguém a escolhia para brincar. Era uma bolinha triste, mas muito sonhadora, sempre se via importante na vida.
Sonhava um dia estar presente em todos os jogos importantes do mundo, como a Copa. Mas, sabia que era praticamente impossível. Pois, nunca houvera antes um jogo sequer, com uma bola quadrada.
É, parecia que para ela a vida não tinha mais sentido! E ficava se perguntando por que ela tinha que ser assim e não igual a todas as outras bolas comuns.
Mas ela nunca percebia que era especial por ser assim tão diferente - incomum. Notada onde quer que passasse. Sua forma quadrada exibia charme e ao mesmo tempo era desejada por todos. Todos queriam saber e experimentar como seria brincar com uma bola quadrada.
Foi então que resolveram montar uma gincana especialmente para ela.
Foi uma felicidade só. Ela se sentiu realizada, pois nunca acreditara que um dia pudesse se sentir tão útil em toda a sua vida. Foi o dia mais feliz , pois fez com que as pessoas tivessem o prazer de brincar com ela e de acreditarem que ela era diferente, mas sempre com a mesma intenção de uma bola comum: fazer a alegria de todos e sempre quicar para frente.




Aluna: Maria Eduarda Costa Ribeiro

sábado, 21 de agosto de 2010

Água, a economia que faz sentido Professora Elaine Cristina

Água - A economia que faz sentido


Ao colocar a teoria em prática e reduzir o consumo do precioso líquido, a garotada compreende as campanhas contra o desperdício

Na Escola Municipal "américo Vaz da Silva", em Paraopeba MG, novo equipamento economiza água do bebedouro: conscientização e prática, lado a lado.

A água é um recurso finito e não tão abundante quanto pode parecer; por isso deve ser economizada. Essa é uma noção que só começou a ser difundida nos últimos anos, à medida que os racionamentos se tornaram mais urgentes e necessários, até mesmo no Brasil, que é um dos países com maior quantidade de reservas hídricas — cerca de 15% do total da água doce do planeta. Não é por acaso que cada vez mais pessoas e organizações estão se unindo em defesa de seu uso racional. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no século 20 o uso da água cresceu duas vezes mais que a população. A situação é tão preocupante que existe quem preveja uma guerra mundial originada por disputas em torno do precioso líquido.

Para não se chegar a esse ponto, a saída é poupar — e o esforço tem de ser coletivo. "São questões de comportamento e atitude que se encontram no centro da crise", diz o relatório da ONU sobre água no mundo. Muitas vezes as crianças têm maior consciência do problema do que seus pais, graças às escolas. O momento atual é muito oportuno para investir ainda mais no trabalho em sala de aula, porque a discussão está na ordem do dia. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu a água como tema da Campanha da Fraternidade de 2004 e o governo federal instituiu o Sede Zero, um programa vinculado ao Fome Zero.

A idéia de que sobra água no mundo se deve ao fato de que ela ocupa 70% da superfície terrestre. Mas 97,5% deste total é constituído de água salgada. Dois terços do restante se encontram em forma de gelo, nas calotas polares e no topo de montanhas. Se considerarmos só o estoque de água doce renovável pelas chuvas, chegamos a 0,002% do total mundial.

Mesmo a suposta fartura hídrica do Brasil é relativa. A região Nordeste, com 29% da população, conta com apenas 3% da água, enquanto o Norte, com 7% dos habitantes, tem 68% dos recursos. Até na Amazônia, pela precária infra-estrutura, há pessoas não atendidas pela rede de distribuição. Portanto, a questão muitas vezes não se resume à existência de água, mas às condições de acesso a um bem que deveria ser universal.


Somados os dois problemas, resulta que 40% da população mundial não conta com abastecimento de qualidade. Cinco milhões de crianças morrem por ano de doenças relacionadas a escassez ou contaminação da água. Sujeira é o que não falta: 2 milhões de toneladas de detritos são despejadas em lagos, rios e mares no mundo todo dia, incluindo lixo químico e industrial, dejetos humanos e resíduos de agrotóxicos.

O papel da educação


Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) citam a importância de um projeto educacional para a preservação dos recursos naturais. Segundo suas diretrizes, é essencial falar sobre a economia de água, abordando hábitos na escola e em casa. Exemplo: uma torneira aberta enquanto se escova os dentes leva ao desperdício de até 50 litros de água tratada.

Informação e criatividade

Na prática, a garotada passou primeiro por uma familiarização com a questão da água. Crianças e jovens acompanharam a medição do consumo nos hidrômetros e fizeram cartazes com avisos contra o desperdício. Em seguida, a criatividade entrou em campo.


As crianças analisam os boletos residenciais e da escola, com gráficos.


E para dar mais ênfase ao nosso projeto, contamos com a importantíssima parceria da COPASA, que nos proporcionou uma visita à sua sede, onde o Senhor Wagner Rafael dos Anjos nos presenteou com uma excelente palestra e vários vídeos sobre o tema, que foi muito apreciado pelos nossos alunos.

Depois de tudo isso tenho certezza de que nossos alunos têm uma visão bem diferente sobre o desperdício e de que é preciso economizar para que possamos usar sempre desse bem tão valioso.


sábado, 14 de agosto de 2010

HORTA NA ESCOLA

PROJETO HORTA ESCOLAR


PROFESSOR - RENATO JOSÉ ROCHA
ESCOLA MUNICIPAL AMÉRICO VAZ DA SILVA
PARAOPEBA –MINAS GERAIS
Agosto de 2010

Introdução
A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola e as residências de nossos alunos.
O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.

Objetivos
• Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo;
• Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;
• Conhecer técnicas de cultura orgânica;
• Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
• Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
• Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;

Instalação e Manejo da Horta
A horta será implantada em uma área dentro da escola onde há abundância de luz solar e água para manutenção da mesma.
Será utilizado adubo orgânico de origem animais e minerais para correção do solo.
Buscando a preservação e conservação do solo iremos usar garrafas PET para formação dos canteiros; e para uma melhor visualização e separação das hortaliças cultivadas iremos separar os canteiros com garrafas coloridas.
Os materiais básicos definidos para um manejo adequado são:
* Ancinho – utilizado para nivelar o terreno e retirada do mato capinado
* Colher de Jardineiro – utilizado em operações de transplante de plantas
* Enxada – usada para misturar adubos, terra e nas capinações.
* Garfo – coleta de mato e folhagem
* Regadores de diferentes tamanhos permitindo manuseio das crianças
* Sacho – para aforamento da terra a capina entre linhas de plantas.
Seleção de Hortaliças para Plantio
Classificação segundo o consumo (alguns exemplos):
a) Hortaliças Folhas – alface, almeirão, couve, chicória, repolho, acelga;
b) Hortaliças Frutos – tomate, berinjela, pimentão, pepino, quiabo, abobrinha;
c) Hortaliças Flores - couve flor, brócolos, alcachofra;
d) Hortaliças Raízes – cenoura, beterraba, rabanete, nabo;
e) Hortaliças Condimentos – alho, cebolinha, salsa, coentro.

Também será plantas algumas ervas medicinais como; boldo, erva cidreira, marcelinha.

Manejo da Horta

Serão levadas a efeito no manejo da horta:

* Irrigar diariamente observado o melhor horário para sua efetivação;
* Retirar plantas invasoras;
* Afofar a terra próxima ás mudas;
* Completar nível de terra em plantas descobertas;

Veja as fotos abaixo

os alunos estão separando as garrafas PET

Os alunos estão enchendo as garrafas com água colorida para poder indenticar as hortaliças



Aqui os canteiros estão sendo preparados




Os canteiros estão sendo formados. Estamos usando as garrafas PET para cercar os canteiros



Aqui temos uma visão de como ficaram os canteiros


Contamos até com a participação da nossa diretora Míriam, que colocou literalmente a mão na massa.



Nesse projeto contamos com a orientação da Maristane / EMATER - MG

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A Hora do Conto - Os Três Porquinhos

Os Três Porquinhos é um conto de fadas cujos personagens são exclusivamente animais. O conto se tornou mais conhecido graças a versão em animação feita pela Disney em 1993.
Objetivos:
Pretendemos com essa história que as crianças desenvolvam a atenção, concentração, raciocínio, memória e ter noções de tamanho, forma, existência de diferentes materias, amizade e solidariedade. Ouvindo histórias, as crianças vivem emoções descobrem novas palavras, estabelecem relação entre realidade e fantasia. È característica natural da criança entre 0 e 4 anos o gosto pelo imaginário.
Desenvolvimento:
O (a) aluno (a) levará para casa a "Maleta de Histórias" e deverá devolvé - la na proxíma aula (os pais deverão ler o livro, orientar o (a) filho (a) a fazer as atividades e deixa- ló ler da maneira dele). A criança deverá ler a história escolhida em casa e na escola para os coleguinhas. A professora prepara a turma para ouvir a história, coloca um palanquinho para a criança e as outras ficam em rodinha, elas cantam uma música para começar e depois são feitas perguntas para explorar a história.
Turma: 2° Período
Aline - Pedagoga

Projeto: Dia dos Pais

Turma: Maternal
Período: 1 semana
Justificativa: A escola precisa resgatar os valores éticos entre pais x filhos valorizando a família.
Objetivos: Desenvolver a coordenação motora, a percepção visual e auditiva da criança. Estimular a linguagem oral.
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família.
Conscientizar as crianças sobre valores éticos tais como: obediência, respeito, compreensão.
Desenvolvimento:
Conversas na rodinha;
Músicas;
Histórias;
Artes;
Linguagem oral;
Matemática;
pesquisa;
Natureza e sociedade;
Lembrancinha para os pais;
Brincadeiras dirigidas;
Desenhos para colorir;
Avaliação:
Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos atingidos.
Aline-Pedagoga

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Projeto Trânsito.

Objetivos:
Conhecer e identificar alguns sinais e placas de trânsito.
Reconhecer a importância de respeitarmos a sinalização nas ruas e estradas.
Conscientizar as crianças sobre algumas normas de segurança para motorista,passageiros e pedestres.

Desenvolvimento:
Linguagem oral e escrita.
Conversa informal com as crianças mostrando algumas placas de trânsito e fazendo um levantamento sobre as que elas conhecem.
Explorar alguns meios de transportes.

Natureza e Sociedade:
Conversa sobre a importância de respeitarmos a sinalização para evitar acidentes de trânsito.
Falar sobre os cuidados necessários para atravessar as ruas: olhar para os dois lados,atravessar na faixa de pedestre.

Matemática:
Explorar quantidades
Explorar os conceitos: Longe e perto


Música e movimento:
Cantar a música Atravessando a rua.
Realizar a brincadeira ¨Brincando de Trânsito¨.

Artes:
Realizar atividades de pintura e colagem.
Modelar com massinha: Carros,ônibus, sinal de trânsito.



Maria da Conceição Veiga de Miranda.¨CEIM ELZA MOREIRA LOPES¨./I PERÍODO 2010

Psicomotricidade.....Um mundo de descobertas....

A educação psicomotora deve ser considerada como uma educação de base na escola elementar.Ela condensa todas as aprendizagens Pré escolares e escolares,essas não podem ser conduzidas se a criança nao tiver conseguido conscientizar seu corpo ,lateralizar-se ,situar se no espaço ,controlar o tempo ,se não tiver adquirido uma habilidade sufiiciente e uma coordenação de seus gestos e movimentos.
O melhor meio de ajudar a criança é faze-la sentir,perceber o seu corpo como um todo,em busca da percepção global do esquema corporal,em movimento ou em posição estática,em relação ao mundo exterior,ao espaço e aos objetos ao seu redor.São atividades simples que desenvolvem a percepção como um todo na criança,cito algumas:
Andar em cima da corda(equilíbrio),pular bambolês, passar por debaixo de obstáculos,correr,saltar,andar (batendo palmas,pés,andar para trás),lateralidade;etc.
Quado o educador tiver se conscientizado de que essa educação pelo movimento é uma peça mestra do edifício pedagógico que permite a criança resolver mais facilmente os problemas atuais de sua escolaridade e a preparar por outro lado á sua existência futura de adulto,essa atividade não ficará mais relegada a segundo plano.Maria da Conceição Veiga de Miranda,CEIM¨Elza Moreira Lopes¨.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Biblioteca:lugar de pequenos leitores



Mesmo antes de saber falar, sentar ou segurar um livro, crianças da creche podem e devem manusear livros e ouvir histórias.
Minha turminha de 2 aninhos adora os momentos da biblioteca.


Atividade : Biblioteca

Objetivos:
-Introduzir o hábito de leitura.

-Ampliar o universo cultural.
-Apresentar procedimentos de contato com os livros.
-Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura compartilhada com forma de aprender, socializar-se e interagir.
Conteúdos
-Leitura de capas, textos e imagens dos livros.
-Criação de repertório de textos e imagens.
-Ampliação e desenvolvimento da linguagem oral.
-Noções de causalidade e tempo.Articulaçao de idéias.
Organização
-Em roda.
Desenvolvimento
-Estabelça momentos especifícos na rotina para as atividades da biblioteca.Nos primeiros encontros, apresente os livros para as crianças, observando a forma com elas se relacionam com eles, as preferências individuais e o tempo que cada uma dedica à atividade.
-Ensine a importância de cuidar bem do livro e preservá-lo.
-Durante as atividades, ofereça a possibilidade da criança manusear os livros e divertir-se com ele.
-Leia com elas as imagens e os textos, apontando figuras e nomeando personagens. Para desenvolver a escuta atenta e favorecer a concentração de todos, capriche na entonação e no ritmo.
-Fotografe as atividades, e compartilhe com o grupo e as famílias a experiência de contato com os livros.
Avaliação
Observe as crianças interagindo com os livros e o tempo que mantêm concentrados. Um bom termômetro é quando elas começam a pedir para ouvir histórias.Muitas vão começar a deixar explícitos quais são os titulos prediletos, comentá-los e pedir par levá-los para casa.Nessa faixa etária, a paciência e a perseverança são essenciais para um bom trabalho.

Lucia.

Venham conhecer meu blog.

http://lucia-educarparacrescer.blogspot.com

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Projeto MARINA

Tema:
Brincando com cores e formas.

Detonador:
Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que vive.

Objetivos:
Desenvolver o raciocínio lógico.
Identificar cores e formas.
Criar desenhos livres usando as formas geométricas.
Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho e da pintura.
Socialização e cooperação entre os grupos.

Justificativa:
Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que vive. Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitanto a criança identificá-los.

Avaliação:
Será feita a avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de etapas.