terça-feira, 22 de junho de 2010

Classificação e seriação

Seriação e Classificação.........
Piaget nos ensina que as estruturas intelectuais pertinentes desenvolvem - se através das própias atividades da criança ,qdo ela compara,ordena,reparte, objetos físicos,qdo ela age.Aos que imaginam que uma criança esta apenas brincando ao manipular,contar,seriar posicionar objetos é preciso que se esclareça que ,na realidade,ela ela está de modo regular e espontâneo desenvlvendo estruturas abstratas,como os esquemas de seriação e classificaçao ,que ,posteriormente organizarão o pensamento lógico matemático.

Objetivos da atividade;

identificar o atributo cor dos cavalos.
estabelecer relações entre os cavalos coloridos.
organizar os cavalos coloridos,obedecendo uma lei.
estabelecer a quantidade de cavalos de cada cor e a quantidade total dos cavalos.

Habilidades;
Observação, comparação,classificação,ordenação,análise,motricidade,.

Material;
Cavalinhos coloridos sendo:
10 amarelos
10 vermelhos
10 azuis

Procedimentos;

Solicitei as crianças que formem uma rodinha.
Apresentei o material (cavalinhos) á turma e os distribui entre os alunos.
Explorei o material com os alunos ,através dos seguintes questionamentos:

Para que serve o cavalinho?
Como é cada cavalinho?(material que é feito , cor,forma,tamanho)
Como podemos brincar com eles?
Pedi que os alunos organizassem o material pela cor,forando conjunto dos amarelos,azuis e vermelhos.
Após ter explorado bem o material,pedi para fazerem uma fila com os cavalinhos ,uma fila colorida e bem organizada.
Questionei sobre o modo como eles deveriam arrumar os cavalos,paraque a fila ficasse realmente bem colorida e organizada.
Coloquei um cavalinho no chão para ser o primeiro da fila ,e questionei os alunos sobreo qual próximo a ser colocado.Deveria ser colocado outro cavalo amarelo,azul ou vermelho para que a fila ficasse mais colorida?
Depois que a fila ja estava com 3 cavalinhos seja na sequência(amarelo,vermelho e azul) perguntei aos alunos qual seria o próximo cavalo a ser colocado.E assim os alunos organizaram a fila colorida até termminarem os cavalos.
Depois da seriação convidei os alunos para fazerem a leitura da sequência das cores amarelo,vermelho,azul.....e questionei qual vem depois do amarelo? Antes do azul?Qual vem depois do vermelho?
Convidei as crianças para uma brincadeira e solicitei que dois alunos saíssem da sala.Os alunos que ficaram retiraram 3 cavalinhos da sequência.
Solicitei que os alunos retornassem a sala equestionei quais cavalinhos estavam faltando na sequência e onde eles deveriam ser colocados.Contamos juntos qtos cavalinhos haviam de cada cor e qtos haviam ao todo.

Fernanda Barbosa./C.E.I.M.¨Elza Moreira Lopes¨. /Primeiro Período

Obs: As fotos serão publicadas depois.........

Nenhum comentário:

Postar um comentário