sexta-feira, 23 de julho de 2010

Os Sentidos

Aula dada por Lucileia Costa Lima
Turma: 2º Período
C.E.I.M. “Elza Moreira Lopes”

Os sentidos

Objetivos específicos:
• Discriminar estímulos visuais, gustativos, olfativos e auditivos.
• Desenvolver a capacidade de atenção e observação.
• Identificar os órgãos dos sentidos e suas funções.
• Reconhecer as partes do próprio rosto.

Sugestões de atividades:

• Pedir as crianças que façam a exploração do próprio corpo para que identifiquem os órgãos dos sentidos e suas funções. (olhos, boca, nariz,etc.).
• Pedir que fechem os olhos e proponha questões tais como:
_ O que vocês estão vendo?
_ Vocês são capazes de enxergar com os olhos fechados?
_ Os olhos são importantes? Por quê?
• Colocar as crianças em frente do espelho e peça-lhes que se observem, apontem cada parte do rosto e nomeie-as.
• Formar dupla com as crianças. As crianças devem ficar uma de frente para a outra observando-lhe a cor dos olhos, cabelos,etc. Depois elas devem desenhar o colega.
• Convidar uma criança para deitar-se sobre uma folha de papel Kraft ou jornal e trace e contorne da silhueta dela com pincel atômico. Depois, pedir a outra criança que complete a figura com os olhos, nariz, boca, etc. coloque os trabalhos em local visível.

Brincadeiras:

Saquinho mágico
• Colocar dentro de um saquinho, espuma, Bombril, algodão, pedaço de lixa.
• Vendar os olhos de uma das crianças e peça-lhe que coloque uma das mãos dentro do saquinho, escolha um dos objetos, apalpe-o e tente descobrir o que é.

Brincadeira do paladar
• Colocar bebidas diferentes em copos de plástico: água, sucos, leite.
• Pedir as crianças que observem os líquidos e diga o sabor de cada um.
• Depois, colocar uma venda nos olhos de uma criança e ofereça-lhe um dos copos para que ela prove e diga o que bebeu.

Que cheirinho!
• Leve para a sala de aula diversos objetos que possuem cheiro para que as crianças percebam as diferenças de odores. Exemplo: perfume, sabonete, frutas, cebola, café, alho,etc.

Qual é o som?
• CD com vários sons: apito, pássaros cantando, pandeiro, barulho de panelas, buzina de carro, campainha, sinal da escola, moto,etc.
• Colocar o CD para tocar e pedir às crianças que identifique os sons.

Hora da Música

Meus olhinhos vou piscar,ar,ar
E com as mãozinhas, nhas
Vou pegar,ar,ar
Nos meus ouvidos,dos
No meu nariz, iz, iz
E com a boquinha
E com a boquinha
Mastigar. Nhac!

(Simone Braga / Música: Atirei o pau no gato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário