domingo, 11 de julho de 2010

PROJETO COPA DO MUND 2010


APRESENTAÇÃO: Projeto que trabalha também o tema transversal Pluralidade Cultural e permite aos alunos a descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de pesquisas e troca de informações entre escolas de diversas regioões do Brasil.

JUSTIFICATIVA: Aproveitar esse conhecimento, para enriquecer e dar mais sentido ás aulas, conhecer e sabeer um pouco mais sobre o país onde será a se : Africa do Sul, trabalhando também o tema transversal Pluralidade Cultural, Meio ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, e permitir aos alunos descobertas e o conhecimento de diferentes cultura.

OBJETIVO GERAL: Este projeto visa um trabalho interdisciplinar , eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, conhecer as várias etnias e culturas, varolizá-las e respeitá-las, repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, classe social, nacionalidade e sexo.

OBJETIVO ESPECIFICO:
* Conhecer , valorizar as diversas culturas.
* Identificar as danças, musicas, comidas, crenças e roupas tradicionas de cada país.
* Conhecer a história das copas.
* Identificar alguns países e os dias que jogam.
PLURALIDADE CULTURAL: Observe a lingua falada em outros países e resgatar alguns uso e costumes de alguns países que nos brasileiros herdanos.
Em ano de Copa torna-se impossível desenvolver projetos e/ou seqüências de atividades que fujam do assunto. Em nosso país o futebol mobiliza: o brasileiro para, vibra, debate e chora.
Levando em consideração que a pedagogia de projetos parte dos interesses e necessidades dos alunos, a Copa do Mundo, sem dúvidas, é um tema rico em possibilidades. Devemos aproveitar toda essa mobilização para dar mais sentido às aulas, trabalhando de forma interdisciplinar e abordando temas atuais e transversais como: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, o que permitirá que as crianças descubram diferentes culturas, conheçam várias etnias, valorizando-as e respeitando-as.
• Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
• Estimular a pesquisa, fazendo com que os alunos busquem curiosidades e informações sobre os países participantes da Copa.
• Identificar as regras disciplinares que envolvem a organização do time e comparar com as regras do dia a dia, na escola e Sociedade.
• Desenvolver o senso crítico em busca de soluções a curto e longo prazo, usufruindo da competição para promover reflexões, interpretações e argumentações.
• Explorar diferentes meios de comunicação, levando jornais, revistas, músicas, filmes, noticiários e internet para sala de aula.
• Aproveitar a oportunidade para que as crianças lidem com a frustração – o ganhar e o perder, encarando como fato natural. Muitas vezes aprendemos mais com as derrotas do que com as vitórias.
• Valorizar o espírito de equipe nas atividades propostas.
É urgente colocar sentimento e esperança, ousadia e inovação, entusiasmo e paixão no ato de educar. Por isso, basta usar a criatividade e o segundo semestre escolar, baseado no projeto Copa do Mundo envolverá a comunidade, desenvolvendo a construção de conhecimentos pautados na vida real.
Nos projetos, os professores e alunos interagem na organização dos conhecimentos, eles aprendem juntos. Os alunos situam-se diante da informação a partir de suas próprias possibilidades e recursos. O aluno descobre que não se aprende somente na escola e que o professor não é dono da verdade absoluta e que aprender pode ser muito divertido.
“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”
(Paulo Freire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário